Avaliação


AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO: semana 10 -  de 2 a 8 de junho


Respondi ao questionário de avaliação
http://inctec2014.blogspot.pt/p/avaliacao-e-certificacao.html









Comentário sobre as ferramentas usadas.
Se experimentou novas ferramentas, indique quais e a sua opinião sobre as mesmas.

Explorei a ferramenta EdiLim para fazer um recurso educativo aberto, fácil de trabalhar e usar pelos alunos com NEE.
No blogue disponibilizei o link para o jogo Tipos de gado no Google drive aos participantes no MOOC.
Tive dificuldade em publicar o trabalho na Biblioteca da Educalim, Aguardo a sua publicação.
Mas poderei usar este recurso nas minhas aulas,
Verifiquei que outra participante no MOOC  resolveu publicar um vídeo mostrando o seu trabalho no Youtube mas sem possibilidade de este ser usado por outras pessoas.
Deveria ser possível no MOOC INCTEC publicar trabalhos feitos com o EdiLim.

Comentário sobre a avaliação global do curso
Fazer o curso MOOC INCTEC Inclusão e Acesso às Tecnologias 2014 foi um desafio constante, para explorar recursos e ferramentas sugeridas. Realizar as atividades propostas em cada módulo nas datas calendarizadas também foi um grande desafio, porque o final do ano letivo é muito intenso, incluindo vigiar e classificar exames.
O apoio dado pela facilitadora Ida Brandão foi essencial para orientar os que ainda não tinham participado num curso MOOC, e agora tomam conhecimento das  ferramentas Web 2.0. como é o meu caso.
Considero muito proveitosa a partilha de experiências e recursos abertos entre participantes tão diferenciados em várias partes do mundo.


REFLEXÃO FINAL sobre o MOOC INCTEC 2014


     O MOOC INCTEC 2014 tornou acessível a formação online sobre inclusão e acesso às tecnologias, relevante para os profissionais que trabalham com alunos com necessidades educativas especiais. O curso foi bem estruturado e dinâmico, com metodologia adequada, guiado pelos facilitadores com comentários na plataforma do curso e com as mensagens por correio electrónico. Bem hajam pela ajuda.
     Nunca tinha participado num MOOC, as formações em que participei eram presenciais. As vantagens deste tipo de curso são: a possibilidade de aceder de forma gratuita a grande diversidade de informação, maior acessibilidade e a possibilidade de flexibilizar a gestão do tempo. Com o MOOC INCTEC 2014 aprendi a gerir o tempo e a organizar as prioridades no dia a dia muito ocupado com outras tarefas, conseguindo cumprir os prazos em cada módulo.
     Considero ter adotado atitudes essenciais para garantir um bom desempenho e tirar o melhor proveito daquilo que o MOOC INCTEC 2014 tinha a oferecer, contribuindo para a minha formação profissional e pessoal. Foi necessário descobrir a melhor forma de participar nas atividades propostas. Tenho alguma facilidade com as tecnologias, mas inicialmente preocupei-me em saber se era suficientemente autónoma e se ia conseguir trabalhar individualmente a partir dos tutoriais disponibilizados na plataforma do MOOC.
     Criei um e-portefólio no Blogger que mantive atualizado no decorrer do curso. Explorei os recursos e ferramentas livres da Web 2.0 sugeridos na plataforma e no facebook do curso, em cada módulo escrevi comentários no fórum. Aceitei as propostas de atividades: construí recursos educativos abertos usando ferramentas que não conhecia: usei o Prezi para fazer a minha apresentação e publicar um trabalho sobre a “Evolução das políticas inclusivas e medidas educativas para alunos com NEE, perspetiva histórica da Democracia à atualidade em Portugal”. Usei o AcessMonitor para proceder à validação de acessibilidades de Websites. Usei a ferramenta plano lesson builder e criei uma WebQuest no Zunal. Criei recursos educativos abertos acessíveis no EdiLim e no Storybird, para os quais pedi licenças Creative Commons. Comentei um trabalho de uma participante no curso. Respondi aos questionários diagnóstico e de avaliação, e respondi também ao questionário Vark que desconhecia até então e entendo ser uma mais-valia para aplicar aos alunos. O módulo IV foi o mais desafiante com a criação de recursos educativos abertos acessíveis, com licenças Creative Commons.
     A partilha de experiências e trabalhos foi enriquecedora para os que participaram no MOOC INCTEC 2014. É muito importante a divulgação de ferramentas livres Web 2.0, de repositórios de recursos educativos abertos acessíveis, e a utilização de recursos educativos digitais em contexto educativo.
     Gostei de saber que o MOOC INCTEC 2014 continuará disponível para futuras pesquisas, pareceu-me pouco tempo para explorar todas as sugestões no decorrer de cada módulo.
      Vou requer a certificação, realizei todas as atividades dentro do prazo. 

Vídeo sobre repositórios de recursos em acesso aberto.


Para ver trabalhos e e-portefólios dos participantes no MOOC INCTEC 2014 
http://www.pinterest.com/imooc/ 

https://www.blendspace.com/lessons/qBJ3GqbVwnNn0g/e-portefolios-mooc-inctec2014






    

Sem comentários:

Enviar um comentário